15 de maio de 2010

Atividade lúdica

Atividade lúdica é todo e qualquer movimento que tem como objetivo produzir prazer quando de sua execução, ou seja, divertir o praticante. A atividade lúdica também é conhecida como brincadeira.

Sumariamente teríamos as seguintes caracteristicas sobre elas: - são brinquedos ou brincadeiras menos consistentes e mais livres de regras ou normas; - são atividades que não visam a competição como objetivo principal, e mas a realização de uma tarefa de forma prazerosa; - existe sempre a presença de motivação para atingir os objetivos.

Desde os filósofos gregos que se utiliza esse expediente para ajudar os aprendizes. Assim, brincadeiras e jogos podem e devem ser utilizados como uma ferramenta importante de educação. Frequentemente, as atividades lúdicas também ajudam a memorizar fatos e ajudam em testes cognitivos.

As atividades lúdicas por oferecem exercícios físicos sadio e intenso, feito alegremente, e quase sempre socialmente aceitas de explorar as próprias possibilidades e de descobrir o mundo; propiciam desafogo de dificuldades emocionais e sentimentos confusos de conflitos e de agressividade, fortalecendo entre outras coisas a auto-estima e a segurança.

Através da atividade lúdica, a criança aprenderá brincando, de uma maneira agradável, com brincadeiras tais como: jogo de damas, gincana cultural, brincadeiras como boliche, onde cada garrafa que ele derrubar responderá uma pergunta,etc, será um fator facilitador para o aprendizado, pois sentirá prazer em estar participando ao mesmo tempo que estará se desenvolvendo nas diferentes áreas da Educação.

Na Educação Infantil,as atividades lúdicas favorecem o desenvolvimento e o apredizado das crianças de 0 a 5 anos de idade. Brincando, as crianças interagem umas com as outras, desempenham papéis sociais (papai e mamãe), desenvolvem a imaginação, criatividade e capacidade motora e de raciocínio.

Consideramos necessário que as brincadeiras sejam direcionadas, possuam um objetivo pois elas são importantes no desenvolvimento afetivo, motor, mental, intelectual, social, enfim no desenvolvimento integral da criança.


Hoje as crianças não brincam mais de esconde-esconde, pega-pega, passa-anel, quando não estão jogando videogame estão na frente do computador ou da televisão. Algumas crianças possuem tantos compromissos que não tem tempo mais para brincar. A brincadeira não é um passatempo, ela ajuda no desenvolvimento, promovendo processos de socialização e descoberta do mundo.

Nenhum comentário: