3 de fevereiro de 2010

Abstração


Abstração é o processo ou resultado de generalização por redução do conteúdo da informação de um conceito ou fenómeno observável, normalmente para reter apenas a informação que é relevante para um propósito particular. Por exemplo, abstraindo uma bola de futebol de couro por uma bola de futebol retemos apenas a informação das propriedades e comportamento da bola genérica.

Similarmente, abstraindo a felicidade para um estado emocional reduz-se a quantidade de informação coberta pelo estado emocional. Cientistas da computação usam a abstração para entender e resolver problemas e comunicar suas solução para o computador usando alguma linguagem computacional em particular.

 Processo de pensamento

Na teminologia filosófica, abstração é o processo de pensamento em que ideias são distanciadas dos objetos, operação intelectual onde existe o método que isola os generalismos teóricos dos problemas concretos por forma a resolver os últimos.

A abstração usa a estratégia de simplificação, em que detalhes concretos são deixados ambíguos, vagos ou indefinidos; assim uma comunicação efetiva sobre as coisas abstraídas requerem uma intuição ou experiência comum entre o comunicador e o recipiente da comunicação. Isso é verdade para todas as formas de comunicação verbal/abstrata.
Através da abstração podemos imaginar as resultantes de determinada decisão ou ação, sem recorrer a mecanismos físicos ou mecânicos de resolução.

Segundo alguns, quando se está em processo de criação mental, ou abstração, não são dispensados os elementos concretos que constituem a formação do raciocínio. Este, por sua vez supõe e visualiza os resultados através de figuras de imagens mentais ou abstrações.


O planejamento de uma ação extrai dos dados concretos os traços julgados essenciais. Pois o critério subjetivo do processo criativo necessita de figuras de comparação que resultam no planejamento para a ação futura.

Embora nem sempre a abstração esteja ligada à criação, a criação está sempre ligada à abstração, portanto, sem a segunda, não há a primeira. Com isso pode-se afirmar que a expressão "arte abstrata" (também chamada de "abstracionismo") se consagrou numa forma de criação de figuras que não representam fielmente objetos do mundo exterior. As "figuras abstratas" são interpretadas de acordo com aquele que as observa.

Nenhum comentário: