18 de abril de 2010

Antropologia


Antropologia (do grego άνθρωπος, transl. anthropos, "homem", e λόγος, logos, "razão"/"pensamento") é a ciência preocupada em estudar o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões. A divisão clássica da Antropologia distingue a Antropologia Cultural da Antropologia Biológica. Cada uma destas, em sua construção abrigou diversas correntes de pensamento.

Pode-se afirmar que há poucas décadas a antropologia conquistou seu lugar entre as ciências. Primeiramente, foi considerada como a história natural e física do homem e do seu processo evolutivo, no espaço e no tempo. Se por um lado essa concepção vinha satisfazer o significado literal da palavra, por outro restringia o seu campo de estudo às características do homem físico. Essa postura marcou e limitou os estudos antropológicos por largo tempo, privilegiando a antropometria, ciência que trata das mensurações do homem fóssil e do homem vivo.

Mais Informações:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Antropologia

Um comentário:

ânja disse...

já pensou sobre o significado de ciência?! Pense se em vários usos do termo "ciência" não podem, facilmente, ser a plicado o termo "conhecimento"... Corremos o risco de criar uma nova religião atrás do conceito "científico", "método científico", "tecnologia" e esquecer que o "conhecimento" é maior que suas partes: religião, ciência, magia, artes, língua, filosofia, etc...
abraços
Ânj@...