15 de abril de 2010

Cânone




Cânon ou Cânone pode ser:

Um cânone ou cânon normalmente se caracteriza como um conjunto de regras (ou, frequentemente, como um conjunto de modelos) sobre um determinado assunto, em geral ligado ao mundo das artes e da arquitetura. A canonização é a sistematização deste conjunto de modelos. O termo deriva da palavra grega kanon, que designa uma vara utilizada como instrumento de medida.

A materialização do cânone, no campo das artes, pode se dar em produtos diversos, mas são comuns na história os tratados canônicos, contendo em geral desenhos com modelos estruturais a serem seguidos na tarefa compositiva, segundo uma determinada visão da arte. O homem vitruviano de Leonardo da Vinci, por exemplo, pode ser considerado um cânone das proporções clássicas do ser humano.

Fala-se também de um Cânone Literário do Ocidente (Harold Bloom), ou seja, uma lista de clássicos da literatura.

Na arte

Cânone (ficção) conjunto de obras que são consideradas "genuínas", "oficiais" dentro de um determinado universo fictício.

História

Policleto, escultor do classicismo grego, estudou as proporções do corpo humano e redigiu o primeiro tratado de proporções na escultura, a que deu o nome de Canon ou Cânone, de grande influência, mas hoje perdido. A figura de atleta que corporifica as teorias do autor chama-se o Doríforo, do qual apenas conhecemos cópias romanas do bronze original.

Nenhum comentário: