17 de abril de 2010

excludentes

O conceito de “opções excludentes” é muito conhecido no meio acadêmico. Por esse conceito, existem situações onde escolher um caminho provoca automaticamente a exclusão de outra alternativa. Numa linguagem mais simples, significa dizer que nem sempre é possível ter duas coisas ao mesmo tempo. Embora possa parecer evidente demais, esse conceito ainda precisa ser mais bem disseminado no mundo empresarial.
 
            A prova disso é o grande número de empresas e profissionais que desejam conquistar simultaneamente vitórias que são excludentes entre si. Um bom exemplo é o caso do aluno de uma faculdade que deseja ser o melhor em notas, mas que ao mesmo tempo, não abre mão de um minuto do seu lazer para se dedicar aos estudos. Ou ainda, o caso da empresa que deseja ser a maior em faturamento e também a maior em rentabilidade no seu setor. Nos dois casos, apesar de não ser impossível, é muito difícil ter um e outro ao mesmo tempo.


            No caso do aluno, aproveitar todas as opções de lazer significa limitar a dedicação aos estudos. Já com uma empresa, é sabido que para elevar um faturamento, basta apenas diminuir um pouco as margens de lucro que ela pratica. Dominar esse conceito significa saber decidir corretamente uma questão. Significa saber dizer “SIM” quando uma oportunidade aparece. E, principalmente, dominar esse conceito significa saber dizer “NÃO” para uma série de situações que são sedutoras e que todos os dias batem à sua porta.


            Mas, o que é pior: quando o conceito de “opções excludentes” não é conhecido, a pessoa corre o risco de desejar tudo que aparecer na sua frente e, com isso, criar mais problemas do que, propriamente, colher alegrias.
           

(Luciano Salamacha)

Um comentário:

ânja disse...

o pior perigo na exclusão do mundo moderno científico é a exclusão: ou...ou! A melhor prática "científica"
é a adição: e...e; e também... é por falar nisso...; isto me faz lembrar de...; e por que não acrescentar...
INCLUSÃO ampla...
abraços
Ânj@...