24 de novembro de 2009

Dissidência



Em Política, uma dissidência é o ato de discordar de uma política oficial, de um poder instituído (ou constituído) ou de uma decisão coletiva. Os indivíduos e grupos que optam pela dissidência são denominados dissidentes. O termo é aplicado particularmente às dissidências ocorridas em regimes autoritários e totalitários, como o da União Soviética sob os governos de Stalin e Brejnev.

Embora análogo, o termo "Dissidência" não é sinônimo para oposição, que denota um grupo maior e estável que discorda do poder estabelecido mas não o enfrenta com métodos ilegais nem se exclui. Em geral, dissidência é o nome dado a minorias que discordam do regime e, muitas vezes, optam por se excluir do enfrentamento, abandonando o país e denunciando-o no exílio. O termo oposição também é preferido para regimes democráticos, enquanto dissidência é mais usado no caso de ditaduras.

A dissidência não ocorre somente na política - ocorre também nas religiões, nas igrejas, nos clubes, nas empresas,etc. Um exemplo claro ocorreu dentro da Igreja Universal do Reino de Deus. A partir dela, surgiu em 1980, a Igreja Internacional da Graça de Deus, em 1998, a Igreja Mundial do Poder de Deus e, em 2008, a Igreja Transformando Vidas.

Nenhum comentário: