18 de dezembro de 2009

Erudição - Cultura erudita



Erudição é uma instrução vasta e variada, adquirida sobretudo pela leitura e pelo estudo, notadamente direcionada a um conhecimento de cunho acadêmico. Pode-se chamar de sábia uma pessoa erudita, embora a rigor o conceito de sabedoria deva incluir também competências mais amplas, como prudência, moral e experiência de vida.

Erudição é uma qualidade do erudito. Tem sua origem no latim : eruditio, onis.

Erudição, ou seja, pela escrita, pela investigação dos estudiosos. Ex: oculum > óculos

"Uma pessoa erutida ela acumula saberes ja pensado por outras pessoas, armazena conhecimentos alheiros, nao refelte sobre o que se acumula nao busca comprender."

Cultura erudita

Cultura erudita é a produção acadêmica centrada no sistema educacional, sobretudo na universidade. Trata-se de uma cultura produzida por uma minoria de intelectuais das mais diversas especialidades, e geralmente saídos dos segmentos superiores da classe média e da classe alta.
A cultura erudita está ligada à elite, ou seja, está subordinada ao capital pelo fato de este fator viabilizar esta cultura. Esta exige estudo, pesquisa para se obter o conhecimento, portanto não é viavel a uma maioria, e sim a uma classe social que por sua vez possui condições para investir nesses aspectos e em fim obter o conhecimento.
É uma cultura em que a sociedade valoriza como superior ou dominante. No entanto em termos sociológicos existe são grupos sociais que mantêm entre si relações de dominação e de subordinação.

Nenhum comentário: