17 de dezembro de 2009

Filantropia e Pilantropia


Filantropia é a ação continuada de doar dinheiro ou outros bens a favor de instituições ou pessoas que desenvolvam atividades de grande mérito social. É encarada por muitos como uma forma de ajudar e guiar o desenvolvimento e a mudança social, sem recorrer à intervenção estatal, muitas vezes contribuindo por essa via para contrariar ou corrigir as más políticas públicas em matéria social, cultural ou de desenvolvimento científico. Os indivíduos que adoptam esta prática, naturalmente indíviduos que dispõem dos necessários meios económicos, são em geral denominados por filantropos ou filantropistas. A filantropia é uma das principais fontes de financiamento para as causas humanitárias, culturais e religiosas. Em alguns países a filantropia assume papel relevante no apoio à investigação científica e no financiamento das universidades e instituições académicas.

A etimologia da palavra filantropia deriva suas raízes do grego φίλος philos (o filos), e άνθρωπος, antropos, que se traduzem respectivamente como "amor" (o "amante de", "amigo de"), e "homem" (o "ser humano"), pelo que filantropia significa "amor a humanidade".

Quando há uma falsa filantropia, usa-se a palavra pilantropia.

Pilantropia

A palavra pilantropia é uma gíria utilizada no Brasil que se refere a uma falsa filantropia, ou seja, atos de caridade no intuito de se tirar algum tipo de proveito da situação. Este tipo de ação é geralmente praticada por golpistas que abusam da boa fé e da miséria alheias.

Nenhum comentário: